quarta-feira, 2 de junho de 2010

GEAC - DIÁRIO: DO PRODUTO AO PROCESSO

MÚLTIPLAS LEITURAS

Desde que nascemos aprendemos a ler o mundo em que vivemos. Antes mesmos de sermos alfabetizados lemos os sabores das frutas, doces ou amargas, qual nos agrada mais; escolhemos os brinquedos que mais nos atrai; afeiçoamo-nos a algumas pessoas e a outras não, e assim por diante.


Com a descoberta das letras, leitores deparam-se com uma nova forma de leitura, com o mundo dos códigos escritos, isso precisa ser ensinado. O que se ler deve fazer sentido para quem está lendo, é necessário intimidade entre o leitor e o livro lido, vínculos de afeto. Portanto, as páginas do livro devem conter elementos do mundo do leitor, para lhe causar conforto. Entretanto, ao mesmo tempo deve dar margem à imaginação, uma saidinha do seu mundinho, para não cair na monotonia.

Ler por prazer! Ler para nada... É justamente na leitura descomprometida que se forma os leitores, sobretudo para a cidadania e para a política. Ler o mundo e ler as palavras é uma via de mão dupla em que ambas andam ora lado a lado, ora a certa distância, mas que no final das contas, se encontram para ampliar o mundo de cada indivíduo cumprindo assim o ‘papel’ essencial do ato de ler.


A formação do leitor é um percurso pessoal, mas também social, quanto mais o sujeito estiver inserido num meio letrado, mais possibilidade ele tem de mergulhar no mundo da leitura e na leitura do mundo.


Os primeiros registros da história da humanidade foram grafados em pedras por meio de desenhos rupestres, porém uma possibilidade de leitura para os demais personagens contemporâneos ou posteriores, desde então as técnicas de registro evoluíram muito, vivemos atualmente na era da cibercultura, apenas um click e estamos conectados com o mundo inteiro. A hipertextualidade que se dava normalmente no campo do pensamento humano, agora pode ser materializado de maneira concreta por meio dos links disponíveis em inúmeros textos na internet, ou seja, cada leitor traça o seu percurso e tece o seu mundo, que é único.

Nenhum comentário: