quarta-feira, 2 de junho de 2010

CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO

Leitura, escrita e oralidade ao longo da história foram os três pilares da aprendizagem da humanidade, entretanto atualmente, com a evolução da cibercultura, fala-se em um pólo denominado informático mediático, ou seja, formas próprias de pensar, conhecer, ler, escrever e aprender. Como confirma Pierre Lévy (2010): “O conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos, de pensamentos e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”.
Com o advento da Web 2.0, desenvolve-se as inteligências coletivas, pois essa evolução tecnológica nos possibilita criar coisas na rede, quando antes da mesma, só podíamos sermos consumidores de informação, agora interagimos quer de forma sicrona (conectados ao mesmo tempo, exemplo, chat, skape, etc.), ou assicrona (não estarem on-line ao mesmo tempo, exemplo, e-mail, blog, etc.).
A hipertextualidade é uma das características desse novo espaço de leitura e escrita. O PC é apenas um suporte técnico para desenvolver o conhecimento, como diz Lévy. A interatividade na rede é a responsável pela multivocalidade que resulta em percursos diferentes, não lineares, pois a cada clik em links diferentes constrói-se um novo texto. Por esse ângulo, ao mesmo tempo em que somos leitores, somos também autores nesses ambientes virtuais.
Diante dessas mudanças, os conceitos acerca das concepções de educação também mudam, por exemplo, em relação ao letramento Magda Soares pensa:
“Pode-se concluir que a tela como espaço de escrita e de leitura traz não apenas novas formas de acesso à informação, mas também novos processos cognitivos, novas formas de conhecimento, novas maneiras de ler e de escrever, enfim, um novo letramento, isto é, um novo estado ou condição para aqueles que exercem práticas de escrita e de leitura na tela”.
Portanto, os professores não devem continuar apenas na leitura e escrita em livros e cadernos, da direita para esquerda, de cima para baixo. Apesar de sermos migrantes nesse mundo que se movimenta na velocidade de um clik, nossos alunos são nativos neste meio e certamente pode ser nosso guia tecnológico.



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