segunda-feira, 13 de outubro de 2008

OFICINA DE COMPUTAÇÃO

Comunidades Virtuais – remédio ou doença?

Enquanto você acessa meu blog milhares de jovens estão on-line. O que estão acessando? Que perigos estão correndo? Se você é pai ou mãe tem real motivo para preocupação? A internet é um remédio ou uma doença? Ora isso, ora aquilo, existem os dois lados da moeda. Veja alguns exemplos:

  • E-mails
    Remédio – forma rápida e barata de comunicação.
    Doença – e-mails não solicitados (spam), pode ser mais do que meros aborrecimentos, as vezes contém matérias sugestivas ou obscenas. Além disso, links nos e-mails pode induzir usuários (principalmente crianças e jovens) a fornecer dados pessoais, causando até o roubo de identidade.

  • Sites
    Remédio – oportunidade de pesquisar, fazer compras e conectar-se com amigos. Brincar com jogos, ouvir músicas e baixá-las da internet.
    Doença – há inúmeros sites que exibe sexo explicito, qualquer deslize e os acessa sem querer. Requer cuidado com os chamados sites “pró-ana”, que incentivam a anorexia. Ou aqueles sites que promovem o ódio à minoria, e outros sites, ensinam até a fazer bombas e executar ataque terrorista. Cabe ter cautela inclusive com os jogos on-line, cenas de violência são regra.

  • Salas de bate-papo
    Remédio – poder comunicar com várias pessoas, inclusive com quem nunca viu, mas tem os mesmos interesses.
    Doença – a internet é um lugar público, onde todo tipo de pessoas, inclusive pedófilos visitar salas de bate-papo com objetivo de induzir crianças a fazer sexo on-line ou até mesmo na vida real.

    Esses são apenas alguns dos recursos disponíveis na rede que fascinam milhões de internautas na atualidade. O que fazer, para os mais jovens em especial, adquirirem imunidade?

Nenhum comentário: