domingo, 31 de outubro de 2010

COMENTÁRIO: CRASH - NO LIMITE


PRECONCEITOS NA TELA

No filme CRASH - NO LIMITE, O diretor canadense Paul Haggis reuni inúmeros personagens em diversas situações - o policial negro cujo irmão é um infrator; o chefe da polícia de Los Angeles que tem seu carro roubado por dois negros; o comerciante iraniano que contrata os serviços do chaveiro mexicano; o policial branco, cujo pai sempre ajudou os negros e acabou falindo, que aborda um casal negro de classe média alta e extrapola na abordagem da mulher.Com esses personagens ele apresenta as relações interpessoais e interraciais na cidade de Los Angeles.

Ter Los Angeles como cenário é bem interessante na discussão acerca do preconceito racial pois é pólo da imigração de várias culturas de diferentes povos. As colisões (crashes) são metáforas de como as diferentes raças e/ou pessoas interagem numa Los Angeles que superficialmente representa o ápice da democracia étnica, mas no fundo está longe de sê-lo.

O filme entrelaça várias narrativas, a princípio independentes uma das outras, entretanto não estão por acaso nas películas, pois ao se cruzarem denunciam a presença do etnocentrismo e como a alteridade tocam as pessoas que também tem múltiplas identidades.

A mensagem do filme é muito forte! Em resumo: ninguém é melhor que o outro e nem é bom em si mesmo. Então para que o preconceito?!

Nenhum comentário: