terça-feira, 2 de novembro de 2010

GECI - O TRIUNFO DA VONTADE


O Triunfo da Vontade, o cinema na história. A o obra é um documento histórico produzido com o objetivo de divulgar o regime nazista, na Alemanha e retratar Adolf Hitler como épico. Vale ressaltar que foi o próprio Hitler que encomendou o documentário a diretora Leni Riefenshal, na busca de um olhar artístico e não puramente funcional. A propaganda da supremacia da “raça” ariana, é a maior responsável pelo espírito nacionalista dos alemães e pelo maior massacre xenofóbico da história humana.
A cineasta utilizou de algumas sutilezas para cumprir o objetivo de Hitler. Dentre elas, a chegada em um avião, as imagens feita de cima, transmite a ideia de um deus descendo do céu, tal como Cristo, a salvação da nação. Já as cenas dele no palco é filmada de baixo, dando a impressão de que ele é maior, superior. Algumas filmagens são feitas em ânglos fechados, em momentos em que ele transitava entre o povo, sobretudo, ao tocar as criancinhas, provavelmente para divulgar seu popularismo e conquistar a aceitação da ideologia nazista.
A gravação foi feita durante os três dias vividos por Hitler no Congresso Clímax para união da SA e SS. Entretanto, será que o Congresso foi feito para ser filma
do, ou foi filmado por sido realizado? Muito suspeito! Para piorar, o filme foi premiado sob encomenda do próprio Hitler com o Deustche Filmpreis.
No âmbito escolar, bem como na formação pessoal, esse documento histórico, favorece inúmeras possibilidades de estudo, por exemplo, o poder da propaganda, o poder do discurso/teatralizado, a formação da identidade de uma nação e uma reflexão em relação aos personagens – todos brancos, jovens e saldáveis.

Nenhum comentário: