quarta-feira, 4 de novembro de 2009

OFICINA DE ÁUDIO

Manipular as ferramentas durante a Oficina de Áudio, foi a grande descoberta desta atividade. Brincar com as vozes, colocando efeitos, foi um barato!
Entretanto, o primeiro encontro foi o mais marcante. O contato com a evolução dos meios de comunicação audíveis, foi uma viagem no tempo. De fato, as leituras nos asseguraram o processo histórico e sócio-político em que se deu esse desenvolvimento.
Há termos até então desconhecidos, como esses usados por André Lemos
"O podcast é assim um sistema de produção e difusão de arquivos sonoros que guardam similitudes com o formato dos programas de rádio. O sistema funciona da seguinte forma: com um computador doméstico equipado com um microfone e softwares de edição de som, o usuário grava um programa (sobre o que quiser), salva como arquivo de som (MP3, por exemplo) e depois torna-o disponível em sites que são indexados em agregadores RSS (Really Simple Syndication)[3]. O usuário baixa o arquivo para o computador e daí para seu tocador de MP3. O sistema, criado pelo ex-VJ da MTV americana Adam Curry, pressupõe a cadeia completa de produção e de distribuição."
Questiono-me, é isso que estamos produzindo? Ainda tenho dúvida.
Os ambientes em rede, especialmente nos fóruns, deparei-me com as ricas reflexões dos colegas a cerca do papel dos meios de comunicação na educação ou vice-versa.
Para ter a chave de ouro produzimos um programa de rádio nas escolas que lecionamos, com a participação dos nossos alunos.

2 comentários:

morando aqu disse...

Leio você porque me faz bem. meus olhos enxergam a naturalidade com que você busca a provocação da distância em que nós(eu) e nossos alunos se encontram com as novas tecnologias educacionais. A linguagem usada para baixar e até modificar uma música é suave para os jovens que despertam interesses por novidades tecnológicas e no entanto a "escola"(eu, tu, ele...)não (?) o que de fato está precisando emergir primeiro. O teclado?! a impressora?!o digitar rápido?!...
Estou participando da oficina de áudio pela necessidade de conhecer, de aprender e de entender como se indexa, como se agrega...E meu aluno!?
Por dias melhores e pela continuidade da bela performance escritora,
Gervásio Gasolina

Gicélia disse...

É verdade Rita!!! A oficina de áudio está nos proporcionando um aprendizado bastante produtivo para nossa prática docente. Estamos aprendendo a editar um programa de rádio, sendo o procedimento para a edição, o mesmo que utilizamos em uma edição de texto em qualquer editor de texto, ou seja, marcamos a parte que não nos interessa e deletamos o restante.