terça-feira, 3 de novembro de 2009

GEAC - História da Pedagogia


CÉLESTIN FREINET
SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL

O grande pensador Freinet nasceu em 1896 em Gars, viveu durante as duas Guerras Mundiais, na primeira, em 1914, teve seus pulmões lesionados por conta dos gases. Já na segunda Guerra Mundial foi preso acusado de atividades duvidosas com a Cooperativa do Ensino Leigo, por essa ocasião, já havia sido exonerado do cargo de professor, perseguido por suas idéias inovadoras na educação. Ao lado da sua esposa, Elise Freinet, construiu sua própria escola onde aplicou seus experimentos. Foi um dos lideres na luta por classes com 25 alunos, na qual foram vitoriosos. Outro legado “atribuído” a Freinet, é a fundação, pelos seus discípulos, da Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna, em mais de 40 países. Vale ressaltar que, diante desse contexto, ele era filiado ao Partido Comunista Francês e a Resistência Francesa ao Nazismo.
Seus ideais educacionais têm como matiz às influências dos escolanovistas, que vão de encontro com os escolásticos. Tanto a organização do ensino, como o aprendizado em si, são baseados em uma visão marxistas. Dentre essas idéias, destaca-se que o trabalho é natural da criança, de modo que o objetivo dele é criar uma escola para o povo que forma cidadãos para o trabalho livre e criativo.
O papel do professor, segundo Freinet, é de organizador do trabalho, para tanto esse deve fazer da sala de aula um clima de laboratório para os alunos sintam-se estimulados a experimentarem, encontrarem respostas para suas dúvidas, neste ambiente ela vai ajudar e ser ajudada pelos seus colegas. São atualmente as salas ambientalizada. Ainda, cabe ao professor colaborar para o melhor êxito do aluno, pois o erro é inadmissível, o que posteriormente foi concebido como parte do processo de aprendizagem, por Vygotsky, outro que foi ao encontro dele posteriormente foi Wallon, ambos defenderam a afetividade como a forma mais profunda de aprendizagem. Outro pensamento de Freinet que converge com a pedagogia atual é a idéia da práxis, ou seja, uma relação dialética entre pensamento e ação, teoria e prática.
Freinet deixou outros legados para educação atual, os quais usamos, às vezes, inconscientemente. Por exemplo, ao defender a livre comunicação, pensava-se nos jornais orais ou impressos (jornais murais) para circulação dos textos livres – poesias, desenho, pinturas, etc.; as aulas passeios, pois acreditava que os interesses das crianças estava fora e não dentro da escola, assim elas poderiam se sentir mais motivadas; a correspondência interescolar, para as crianças aprenderem a ter uma vida cooperativa.
Considerando a visão de Freinet sobre o erro, os textos para ser divulgados, tinham que passar por uma revisão minuciosa. Não defendia os manuais por serem genéricos e não atender as necessidades das crianças, que eram incentivadas a visitarem bibliotecas. Em sala de aula os professores construíam em interação com a turma o fichário de consulta, para ajudá-lo na resolução das atividades. É produzido, também em classe, o livro da vida, o texto é livre, para que a criança expresse seus diferentes modos de ver a aula e a vida. Por fim, alunos e professores devem se auto-avaliar regulamente.
As contribuições desse pensador para os atuais pedagogos, ainda são válidas, entretanto é necessário ter cuidado para não seguir as técnicas dele como mera repetição, precisamos sobre tudo ter ideologia, para que o nosso discurso, também seja válido.
Contudo, podemos concluir que o ideal de Freinet era construir a democracia na escola para garanti-la na vida adulta.

Nenhum comentário: