segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SEMINÁRIO FINAL DO CICLO III


O seminário final do Ciclo III aconteceu nos dias 04-05/12/09. A abertura foi com a coordenadora do curso Andréia, que nos deu as boas vindas, em uma agradável manhã de chuva, tempo bom no nosso sertão.

E para início de conversa o bate papo foi entre Cecília (Inez) e Morgana (Margô), uma retorspectiva dos Grupos de Estudos Literários (GELIT), desde a primeira turma até o terceiro ciclo da segunda turma.


Na sequência, os três GELITs do ciclo que estava se concluído apresentaram -se, foram belas apresentações!




O primeiro grupo que apresentou foi "Odisséia" orientado por Margô, de maneira dinâmica apresentaram os personagens do livro. Interagindo com a platéia, alguns cursistas e professores dirigiram-se ao palco e escolheram uma bola dentro do barco que tinha escrito o nome de um dos personagens e a bola era passado para o responsável por apresentá-lo.



O GELIT "Cidades Invisíveis", apresentaram paralelo as cidades invisíveis umas escolas diferentes - de borboleta, de madeira, de circo... "Escolas dos sonhos"! Vão até públicar essa invensão.



A orientadora Solange com o GELIT "Leite Derramado" apresentou uma instalação em forma de autódromo, ligando o percurso do livro ao mapa mundi, são cem anos de história situado no tempo e no espaço.



Fiz parte desse GELIT, no qual escrevi um pequeno memorial do caminhos trilhados (o texto na integra, está postado abaixo). Fiz a leitura acompanhada por Adriano, com um pelo fundo musical, pois o texto possibilitava melhor compreensão das demais apresentações do nosso grupo.Concluímos a apresentação com um belo coral.

A soma das vozes com o auxílio de Adriano no violão e de Rubinho na percussão garantiu o show, que revelou alguns talentos. Solange é uma caixinha de surpresa, sabedoura de tudo um pouquinho, etha mulher ecletica!

Intercalando com as apresentações dos GELITs aconteceu uma esposição da atividade
Geografia dos Contos, orientada por Inez Carvalho. A exposição foi um minimalismo, onde o espaço de cada conto era separado por paredes imaginarias e em cada porta um tapete com boas vindas a algum espaço e tempo do século XX.


Essa atividade me instigou a repensar sobre o que é contextualizar, a palavra está na moda, mas o domínio do conceito ainda é restrito a poucos.

Visto que contextualizar vai além da informação, é preciso construir sentidos, só assim seremos de fato autores, mas a coisa não é tão simples assim não. Para apimentar mais as dúvidas sobre contextualizar, na manhã do segundo dia foi realiozada uma Rinha Acadêmica, com a professora Inez e o Professor convidado Marcelo Farias. Com a cabeça fervilhando, a tarde, durante a avaliação do ciclo sugeri que oferecessem uma atividade sobre contexto e a criação de sentidos para o Ciclo IV.

Talentos foram revelados nas Produções Livres...





Outro show de talentos foi dado pelos alunos da Rede Municipal de Irecê (Esc. Mun. de Angical) que fazem parte da Cia Teatral Só Nós, dirigida por Marivaldo Lopes. Apresentaram o espetáculo "Dois corações e quatro segredos".



Depois de tanta arte, agora só resta repor as energias para o próximo ciclo!!!

Nenhum comentário: