domingo, 31 de outubro de 2010

O GRANDE MAL: otiecnocerp


O detalhado e criativo texto – Ritual do Corpo entre os Sonacirema – de Horace Minner, convence a maioria dos leitores, de que, sofrem do mal otiecnocerp, ainda que na primeira leitura, associe esse povo a palavra cultura. Cultura essa que jamais praticaria. Ledo engano!

A primeira impressão é de que se trata de uma cultura distante, praticada por um povo selvagem, cheios de rituais místicos, mágicos e lá no fundo, surge até a classificação de satânicos: queimar a cabeça. Inadmissível!

Entretanto, ninguém é preconceituoso. Só não praticam esses ritos exóticos porque não são da sua cultura, ou seja, fazem parte de outra selva – a americana EUA, que dita os rituais que todas as selvas subdesenvolvidas devem seguir – chapinha, silicone, cuidados com a saúde, estética. Verdadeiras escravas da superpotência mundial em que a ordem satânica é o capitalismo. Torna a maioria das pessoas, camufladamente em ‘vítimas’ do otiecnocerp.

Para superar esse mal a primeira medida é tirar a máscara e assumir que foi contaminada pelo PREconceito. Livrar-se da camuflagem da inversão!

O que mais chama atenção na produção de Horace Minner é que nos primeiros parágrafos ele fornece todas as informações necessárias para situar, a tribo descrita no texto, em seu território. Porém ao usar metáforas, o cérebro contaminado pelo otiecnocerp, deleta todas as informações anteriores às palavras-sintoma: homem-da-boca-sagrada, pó mágico, feitiço, rituais, curandeiro, santuários, cerimônias, templo da água, caixa de mágica, etc. Logo, somos transportados para uma tribo no meio de selva africana, que ironicamente fica entre o Cree do Canadá aos Yaoui e Tarahuma do México e aos Carib e Aruaque das Antilhas.

O pior é admitir que o erro de localização não reprova só na matéria de Geografia, mas também, na de Cidadania. Primeiro, por não aceitar a cultura ‘não civilizada’. Segundo, por ser consumidora cega da cultura norte americana. QUEM NÃO É PRECONCEITUOSO?!?

Nenhum comentário: